móveis para bares e Restaurantes

Móveis para bares e restaurantes 

Escolher os móveis para bares e restaurantes é uma etapa mais do que fundamental na concepção de um projeto encantador para o seu negócio. Isso porque o mobiliário representa uma grande parte do espaço de seu estabelecimento e pode servir também para atrair mais clientes.

Certamente, a beleza é um fator que deve ser levado em conta, mas você não pode se esquecer da ambientação e da organização geral do lugar. Nesse sentido, conforto e praticidade também precisam ser considerados. Portanto, não corra o risco de escolher mal seu mobiliário.

Pontos a levar em conta ao adquirir móveis para bares e restaurantes 

Observe a decoração e o clima do ambiente: a decoração faz muita diferença na forma como o cliente vivencia sua experiência em um bar ou restaurante. Ela deve deixar bem clara a proposta do local, por isso os móveis devem estar em sintonia com os demais elementos.

Escola boa matérias primas: escolha matérias primas que façam sentido tanto para os clientes quanto para a decoração do local. Os bares exigem a opção por matérias mais impermeáveis e fáceis de limpar, já os restaurantes prezam por tecidos e estofados mais macios. Caso necessário, crie dois ambientes diferentes para facilitar a organização dos móveis e a distribuição das pessoas. 

Conforto: o uso de móveis estofados em um ambiente comercial estimula a maior permanência do cliente em seu estabelecimento. Por isso, cadeiras e sofás do tipo booth devem ser utilizados em bares cujo consumo de bebidas e alimentos é constante. Estabelecimentos que possuem ticket médio baixo podem ter consequências negativas se o tempo de permanência dos clientes for muito longo, sem que haja consumo. Nesses casos, pode ser mais interessante o uso de móveis menos confortáveis, além de estratégias que estimulem uma maior rotatividade de clientes. 

5 tendências em móveis para decoração de bares e restaurantes 

A escolha dos móveis de bares e restaurantes não é feita de forma aleatória. De acordo com Sordi, “existem desenhos de designers que são atemporais, mas são os standards. Podem passar 100 anos que uma cadeira desenhada na década de 60 continua atual. São ícones que ficam registrados no imaginário das pessoas”. 

Por outro lado, há móveis que ficam antiquados em um piscar de olhos. “Um ambiente feito na década de 90, por exemplo, e outro agora, há grandes diferenças. A indústria da arquitetura e do design trabalha para produzir algo novo sempre, gerando obsolescência mais rápido”. 

Por isso, a escolha depende de um estudo de tendências com o objetivo de garantir que o design do mobiliário se perpetue por um tempo maior, sem ficar ultrapassado. Confira cinco principais tendências em móveis para decoração que vieram para ficar. 

1. Madeira em tons amarelados 

No começo da década de 90, utilizava-se muito marfim. Depois veio a onda de cores mais escuras como a imbuia e o tabaco. Hoje, utilizamos tons amarelados como mel, carvalho e castanho. 

Mesmo assim, muitos empresários ainda optam pela madeira escura apenas pela praticidade, pois a sujeira fica camuflada e a superfície não mancha com tanta facilidade. Porém, limitar-se a esse aspecto é um erro. Atualmente, a madeira passa por um tratamento especial a fim de selar e proteger o móvel de arranhões, batidas e até da umidade. 

Logo, não é necessário ter medo de apostar na tonalidade intermediária que é uma das tendências em móveis. O mais importante é que as cores precisam condizer com a personalidade do restaurante e conversar com toda a identidade visual do estabelecimento. Muitas vezes, a madeira escura não encaixa nesse contexto. 

2. Móveis com pé palito 

Em relação ao design dos móveis, há uma tendência forte para os acabamentos em pé palito com torneamento de peças, braços, dando um desenho bacana no mobiliário. Os pés mais finos, alongados e ligeiramente inclinados para fora imprimem charme às mesas, cadeiras, poltronas e booths. 

3. Estofados com poucas estampas 

A moda do momento são estofados com texturas, numa tonalidade similar ao linho, poucas estampas e cadeiras com cores sólidas. De acordo com o arquiteto, “a estampa é classificada e rotulada a um período. A partir do momento que ela sai da tendência, o mobiliário se torna obsoleto”. Por essa razão, o ideal é optar por figuras clássicas com o propósito de garantir que o design do mobiliário se perpetue por um tempo maior. 

Além disso, é bom lembrar que o estofado não tem apenas a finalidade de dar conforto ao cliente e deixar o espaço mais bonito. A espuma tem função acústica, pois ajuda na absorção do som e diminui o eco de ambientes amplos. 

4. Espaços temáticos 

Por ser um ambiente diferente, muitos clientes entram em estabelecimentos temáticos movidos pela curiosidade. Portanto, a tematização de bares e restaurantes é uma tendência e funciona como uma espécie de isca de consumidores. Além disso, segundo João Vitor, “tematizar serve para validar o produto que o restaurante está vendendo”. 

No caso de um restaurante japonês, por exemplo, o recomendado é optar por itens da cultura do país e mesclar com tendências em móveis contemporâneos. Não precisa ser literal. O essencial é que os móveis deixem os consumidores ambientados e que os elementos remetam à identidade do negócio. 

5. Poltronas grandes com mesas de centro 

João Vitor Sordi ressalta que “a hierarquia de mesa e cadeira está se quebrando”. Existe uma forte tendência para o uso de grandes sofás ou poltronas em capitonê com mesas de centro. 

Geralmente, ambientes nesse estilo são projetados com o conceito de finger food em que as refeições são pequenas e fáceis de ingerir. Funciona muito bem em ambientes litorâneos, onde as pessoas querem algo mais descomprometido. 

Qual é a importância de escolher móveis para bares e restaurantes?

Geralmente, a maioria dos clientes quer ter experiências que os motivem a voltar ao estabelecimento. Quando as pessoas entram em um ambiente, elas querem se sentir acolhidas com a certeza de que escolheram a melhor alternativa.

Essa sensação, é claro, também se relaciona com diversos outros aspectos, como um bom atendimento, preços competitivos, e assim por diante. No entanto, as mesas e as cadeiras são a cara de seu estabelecimento. São elas as responsáveis por compor uma parcela considerável da comunicação visual que você faz com a clientela. Também são essas peças que dão o conforto para o consumidor se sentir bem e permanecer no local.

O mobiliário carrega uma importância sem tamanho que alia estilo, funcionalidade e estratégia ao ambiente. Sendo assim, é imprescindível escolher com o máximo de cuidado, já que pode ser o seu maior diferencial em relação aos concorrentes.

QUALIDADE E REFERÊNCIA NO SEGMENTO DE MÓVEIS PARA BARES E RESTAURANTES 

Está em busca dos melhores móveis para bares e restaurantes disponíveis no mercado em sua categoria? 

Conte com a Madeira Demolição, uma empresa comercial de vendas de portas, janelas, móveis, esquadrias e decoração. A empresa trabalha com materiais de excelente qualidade, alta durabilidade e de origem certificada.

Para adquirir produtos de alta qualidade com profissionais qualificados, conte com a Madeira Demolição, uma empresa que tem como principal objetivo proporcionar satisfação aos clientes com as melhores soluções em materiais e serviços de decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato